quinta-feira, 30 de outubro de 2014

AÇÃO SAERJ 2014

O Colégio Estadual Cinamomo, elaborou uma ação visando conscientizar e preparar os nossos alunos para o SAERJ 2014.
O evento teve abertura da Direção do colégio  e contou com a palestra "Ponte para os Horizontes" com a Mestranda Professora Teresa Giarolla.
Também tivemos palestras com a professora Eliane com o Tema ENEM e com a Mediadora Tecnológica da SEEDUC, Professora Rosa, que falou sobre os
 Programas e Projetos da SEEDUC ligados ao SAERJ e SAERJINHO.
O evento foi um sucesso!

  





 INSCRIÇÕES NO SITE: http://www.faetec.rj.gov.br/

quarta-feira, 29 de outubro de 2014



FAÇA PARTE DO NOSSO TIME DE LEITORES. VISITEM SEMPRE A BIBLIOTECA DO COLÉGIO.
     


II FEIRA DO CONHECIMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL CINAMOMO.
PROJETO: CONECTADOS OU DESCONECTADOS COM O CONHECIMENTO.
DIA 5 DE NOVEMBRO DE 2014.




terça-feira, 28 de outubro de 2014

 ATENÇÃO!

O BLOG DO COLÉGIO ESTADUAL CINAMOMO, JÁ SE ENCONTRA CADASTRADO NO CONEXÃO ALUNO E NO CONEXÃO PROFESSOR ( SITE DA SEEDUC ).
BASTA VOCÊ PROCURAR NA REGIÃO DA BAIXADA LITORÂNEA.

DATAS DO ENEM


                       ATENÇÃO ALUNOS!








segunda-feira, 27 de outubro de 2014

INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA


 INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA













 Clique no link e saiba mais.

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/fiquedeolho_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=14804





"Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?
O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você? Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?
Respire... Acalme-se...
O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência..."
Arnaldo Jabor

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

FEIRA DO CONHECIMENTO



A II FEIRA DO CONHECIMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL CINAMOMO,  PROJETO CONECTADO OU DESCONECTADO COM O CONHECIMENTO,  ACONTECERÁ NO DIA 5 DE NOVEMBRO DE 2014.
CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS !



 Jogos Escolares de Rio das Ostras (JERO) de 2014.
De 28/10 a 05/11/2014.
Venha torcer pela sua escola!
                              Banner sobre: JERO - Jogos Escolares de Rio das Ostras                                 http://www.riodasostras.rj.gov.br/

quinta-feira, 23 de outubro de 2014


  PARABÉNS A TODOS OS AVIADORES E A FORÇA AÉREA BRASILEIRA.










                                    Banner Publicitário: Projeto natureza e Arte

                                                             
                              

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Inscrições para o Instituto Federal Fluminense

Estão abertas as inscrições para o Instituto Federal Fluminense para o vestibular 2015.

Inscrições Abertas para o Vestibular 2015/1º semestre

 As seleções 2015 para o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) oferecem novos cursos tanto de nível técnico como de nível superior. Pela primeira vez no Institutoserão oferecidos os seguintes cursos: Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Computadores (campus Bom Jesus do Itabapoana), Curso Técnico em Administração (campus Itaperuna), Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria (campus Cabo Frio), Bacharelado em Engenharia de Computação (campus Campos Centro), Bacharelado em Engenharia Elétrica (campus Campos Centro) e Licenciatura em Música (campus Campos Guarus).
 Também são oferecidas vagas para os novos campi avançados Cambuci e São João da Barra e o campus Santo Antônio de Pádua, que trazem, ainda, uma nova proposta pedagógica. Essas unidades ofertarão os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio por Eixos Tecnológicos nas áreas de Recursos Naturais; Controle e Processos Industriais ou Produção Industrial; Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios ou Infraestrutura, respectivamente. Os alunos, ao concluírem o 1.º ano do curso, poderão optar por um eixo tecnológico e ao concluírem o 2º ano farão a opção por uma das habilitações ofertadas pelo campus.
 Não perca o prazo! As inscrições poderão ser realizadas até as 20h do dia 07 de novembro de 2014, no Portal de Inscrições www.inscricoes.iff.edu.br .
 Para o Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos Técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 15 e para o Vestibular, é de R$ 50. As solicitações de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitas até o dia 24 de outubro.
 Anote na agenda: as provas serão realizadas no dia 30 de novembro de 2014, das 8h30min às 11h30min para os Cursos Técnicos e das 14h30min às 18h30min para o Vestibular. A 2ª fase do Vestibular está agendada para o dia 18 de janeiro de 2015.
 Cursos Técnicos – O Edital nº 132/2014 trata da seleção para ingresso aos cursos técnicos de nível médio para o 1º e o 2º semestres letivos de 2015, nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã.
 São oferecidas 2.880 vagas. Além dos novos cursos, há oferta para diversos outros, tais como, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente, Hospedagem, Petróleo e Gás, Eletromecânica, Eventos, Eletrotécnica, Mecânica, Automação Industrial, Telecomunicações e Segurança do Trabalho. Pela primeira vez, serão oferecidos o curso técnico em Mecânica, no campus Itaperuna; em Química, no campus Bom Jesus do Itabapoana; e em Meio Ambiente no campus Macaé.
 Para ingresso aos Cursos Técnicos nos novos campi, os candidatos deverão estar atentos ao Edital nº 135/2014. São oferecidas 70 vagas em Cambuci, 120 em São João da Barra e 80 em Santo Antônio de Pádua.
 Cursos Técnicos Proeja – A modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos) é destinada aos candidatos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental (completo ou concluindo o 9º ano). As inscrições são GRATUITAS PRESENCIAIS, noscampi do IFFluminense.
 O Edital nº 133/2014 prevê a oferta de 240 vagas para os campi Centro, Guarus, Macaé, Quissamã, Itaperuna e Quissamã, para os cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
 Acompanhe nas redes sociais, vídeos explicativos sobre os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto e suas diversas modalidades – Integrado, Concomitante e Subseqüente!Acesse!
 Cursos Superiores – O Concurso Vestibular 2015 – 1º semestre - oferece 413 vagas para os Cursos Superiores de Tecnologia, de Licenciatura e de Bacharelado nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.
 Além das novidades citadas, há vagas para os seguintes cursos, entre outros: Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Manutenção Industrial, Licenciaturas (Letras, Matemática, Geografia e Ciências da Natureza), Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Controle e Automação. Outras informações no Edital nº 134/2014.
 Para qualquer dúvida, o candidato poderá entrar em contato com a Comissão de Processos Seletivos, pelo e-mail atendimentoaocandidato@iff.edu.br .

Imagem Seleções 2015

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pré-vestibular social

Pré-vestibular social
Prepare-se para o ENEM e as provas de acesso às Universidades.
Inscrições gratuitas de 01/12/2014 até 28/01/2015.
Para quem já concluiu ou concluirá o Ensino médio em 2015.
Clique no link e leia o edital.
http://cederj.edu.br/prevestibular/

Datas das provas do ENEM

Provas do Enem 2014 serão em Novembro

As provas do Enem 2014, serão aplicadas nos dias 08/11 e 09/11 (sábado e domingo) em todo Brasil.

 APLICAÇÃO DA PROVA

 Como serão as provas do Enem 2014?

Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

 Quais são as Áreas de Conhecimento e Componentes Curriculares avaliados no Enem?

Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Quando será cada prova e qual sua duração?

No sábado, primeiro dia de aplicação do Exame, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
No domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

 Onde serão aplicadas as provas?

As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. O participante escolhe, no ato de inscrição, o município onde deseja realizar sua prova.

 É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova?

Sim, o documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida.

 Que documentos de identificação com foto podem ser apresentados?

Considera-se como documentos válidos para identificação do PARTICIPANTE: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

 Mas e se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação?

Nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?

Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

 Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?

Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

 Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?

Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

 Que outros objetos são proibidos?

O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Caso esteja portando esses objetos, eles deverão ser mantidos sob a cadeira armazenados no porta-objetos.

 Quando o participante poderá deixar o local do Exame?

Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

 Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?

Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

 Como preencher o Cartão-Resposta?

O participante deve ficar atento ao preencher seu cartão. Na capa do Caderno de Questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões. A frase em destaque deverá ser escrita nos Cartões-Resposta. Tanto a prova objetiva como a redação deverão ser transcritas nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término do Exame. Só será permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente.
Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta.

CORREÇÃO DAS PROVAS

 Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?

Em algumas situações:
a) quando deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas;
b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame;
c) quando não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas;
d) quando não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término;
e) quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação;
f) quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame;
g) quando recusar-se a transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões ou recusar-se a assinalar a cor da capa de seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta durante o Exame.

 O que pode resultar na exclusão do participante?

Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei; utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame; recusar-se, injustificadamente, a ser submetido ao detector de metais.

 Os Cadernos de Questões serão considerados para efeito de correção das provas?

Não, os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.

Nas questões objetivas, como é feita correção do Cartão-Resposta?

O processamento do Cartão-Resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.

 Como é corrigida a redação?

A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do PARTICIPANTE será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao PARTICIPANTE, sendo descartadas as notas anteriores.

 Em que casos poderá haver nota zero na redação?

Nos seguintes casos:
a) quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”;
b) quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada “Em Branco”;
c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente” – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
d) caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos e apresente parte do texto desconectada com o tema proposto de forma a caracterizar descompromisso com o Exame, quando a redação será considerada “Anulada”.

 Há mecanismos diferenciados para a avaliação das provas escritas dos participantes surdos ou com deficiência auditiva?

Sim. Na correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 Quando os gabaritos serão divulgados?

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Quando serão divulgados os resultados das provas individuais?

Os resultados individuais do Enem 2014 somente serão disponibilizados no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o participante deverá informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

 Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível?

O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2014 do Enem disponível para consulta eletrônica por 2 (dois) anos, contados a partir da divulgação dos resultados.

OBJETIVOS E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS

 Qual a finalidade do Enem?

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

 O Enem tem como objetivo o acesso à educação superior?

Essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – como o Sisu, o Sisutec, o Ciência sem Fronteiras e o Prouni –, quanto em financiamento estudantil – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

O Enem 2014 poderá ser usado para certificação no ensino médio?

Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – secretarias estaduais e institutos federais de educação. A lista das instituições certificadoras consta no Anexo I do edital.

 Como será realizada a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem?

O certificado de conclusão do ensino médio será emitido pela instituição certificadora desde que o participante tenha alcançado a pontuação mínima (450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação) estabelecida no Edital do exame e na Portaria nº 179, publicada em 29 de abril de 2014. Atendidos os critérios e atingida a pontuação mínima necessária à certificação, o participante deverá requerer a emissão do certificado junto à instituição indicada por ele no ato de inscrição. Competem às instituições certificadoras as definições dos prazos e procedimentos complementares para a expedição desse documento.

 A Instituição certificadora está relacionada ao local de residência do participante?

A escolha da instituição certificadora não está relacionada ao local de residência do participante.

 É o Inep que emite o certificado de conclusão do ensino médio?

Não. O Inep apenas encaminha os resultados para a instituição escolhida pelo participante, para fins de certificação, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica das instituições.

 O que acontece quando, no ato da inscrição, o participante faz a opção por se inscrever também em programa governamental e em processo seletivo de ingresso a educação superior?

Automaticamente, o participante dará o seu formal consentimento para a disponibilização das suas notas e informações, incluindo as do questionário socioeconômico. Dessa forma, o Inep poderá encaminhar os dados e resultados dos participante do Enem à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e às Instituições de Educação Superior públicas ou privadas.

 O Inep fornece atestado e certidões?

Não. O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos participantes.
Fonte: http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html

 Dúvidas e mais esclarecimentos, clique no link abaixo.
http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Encontros Literários - Conexão Jovem

A Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, a Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal convidam para um Bate- Papo Literário com a escritora Sandra Pina.
Dia 21 de outubro de 2014, às 09:30 na Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014






Semana de Ciência e Tecnologia começa no dia 9

Foto: Gabriel Sales

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação teve início no dia 9, em Rio das Ostras.
A II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMUCT)teve início  dia 9, em Rio das Ostras, e  mobilizou centenas de estudantes, professores e moradores do Município. O encontro, que traz o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, ocorre em sintonia com a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Governo Federal para mobilizar a população - em especial crianças e jovens - em torno de atividades de Ciência e Tecnologia. Ao todo, o público terá 11 dias para vivenciar a prática científica e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

A programação inclui exposições, oficinas, palestras, workshops, trilha no Parque Municipal e a Cerimônia de Premiação dos trabalhos dos finalistas ao Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa (PROINPE), além de atividades com adolescentes do Programa Jovem Cidadão e do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos.

“As ações desta Semana fazem parte da proposta de Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Ciência em Rio das Ostras, como a promoção de cursos de qualificação, técnicos e de pós-graduação; além do apoio a projetos de pesquisa, como o de Plantas Medicinais, desenvolvido junto à UFRJ; e o Programa de Transporte Universitário”, destacou a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira.

ECO-OSTRAS - O lançamento da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu no dia 9, com a apresentação de projetos que tiveram destaque na Feira Eco-Ostras, gincana realizada pela Secretaria de Educação de 10 de abril a 4 de maio no Colégio Professora América Abdalla, reunindo trabalhos de estudantes da rede municipal sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

A programação continua com a exposição “Darwin Now”, de 13 a 19, no Parque dos Pássaros, com 17 quadros que exploram a relação entre evolução e sociedade, revivendo a importância da obra do naturalista inglês Charles Darwin. Neste dia também estão agendadas, às 14h, Oficina de Sabão, no Parque dos Pássaros; e às 18h, a Cerimônia de Premiação do PROINPE, no Teatro Popular de Rio das Ostras.

Na terça, dia 14, o público pode conferir, a exposição “Nem tudo é lixo”, na Praça São Pedro e, às 14h, a palestra “Educomunicação”, no Parque dos Pássaros. Na quarta, dia 15, estão previstas, no Parque dos Pássaros, Oficina de Compostagem, com representantes da ONG Maré, às 14h; e a palestra “Mundo Mobile – Desenvolvimento e Soluções para Smartphones e Tablets”, às 15h, com Marcos Vinicius Marini, Subsecretário Municipal de Tecnologia da Informação.

HORTA ORGÂNICA E FARMÁCIA VIVA – Outro momento importante da Semana acontece no dia 16, às 14h, no Parque dos Pássaros, com a Oficina “Horta Orgânica”, e às 18h e 19h; respectivamente, com as palestras “A História das Plantas Medicinais” e “Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras”.

Já na sexta-feira, dia 17, às 9h e 14h, adolescentes do Centro de Integração de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos irão participar do workshop “Tecnologia na Panificação”, na Padaria Escola, em Nova Cidade. No mesmo dia, às 10h30 e 14h30, jovens do Programa Jovem Cidadão, mantido pela Prefeitura, irão assistir ao workshop “Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho”, no Centro de Inclusão Digital, em São Cristóvão.

Encerrando a programação, também no dia 17, às 14h, está prevista a “Trilha Sensorial” no Parque Municipal, que convida os participantes do evento a explorar seus sentidos durante o percurso.

A programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ser conferida no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/secti/2a-semana-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2014/

SEMANA NACIONAL - Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a inovação e destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos.

Serão promovidas, em todo o País, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Confira a programação :


16 de outubro
14h – Oficina Horta Orgânica 18h – A História das Plantas Medicinais (palestra) Dr. Gilberto Zanetti – Curso de Farmácia / UFRJ 19h – Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras (palestra) Dr. Edson Carvalho – Curso de Farmácia / UFRJ Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

17 de outubro
9h / 14h – Tecnologia na Panificação (Workshop) Atividade com adolescentes do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos Local: Padaria Escola – Nova Cidade 10h30 / 14h30 – Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho(Workshop) Atividade com os jovens do Programa Jovem Cidadão Local: Centro de Inclusão Digital – São Cristóvão 14h – Trilha Sensorial Local: Parque Municipal – Mar do Norte 

Fonte: http://www.riodasostras.rj.gov.br/noticia2818.html

terça-feira, 14 de outubro de 2014

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vamos iniciar a nossa semana com uma mensagem de vídeo para refletir.
Uma excelente semana para todos nós!

                                                                                https://www.youtube.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semana da Ciência e Tecnologia em Rio das Ostras

Semana de Ciência e Tecnologia começa no dia 9

Foto: Gabriel Sales

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação tem início no dia 9, em Rio das Ostras.
A II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMUCT) tem início na próxima quinta-feira, dia 9, em Rio das Ostras, e promete mobilizar centenas de estudantes, professores e moradores do Município até o dia 19. O encontro, que traz o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, ocorre em sintonia com a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Governo Federal para mobilizar a população - em especial crianças e jovens - em torno de atividades de Ciência e Tecnologia. Ao todo, o público terá 11 dias para vivenciar a prática científica e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

A programação inclui exposições, oficinas, palestras, workshops, trilha no Parque Municipal e a Cerimônia de Premiação dos trabalhos dos finalistas ao Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa (PROINPE), além de atividades com adolescentes do Programa Jovem Cidadão e do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos.

“As ações desta Semana fazem parte da proposta de Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Ciência em Rio das Ostras, como a promoção de cursos de qualificação, técnicos e de pós-graduação; além do apoio a projetos de pesquisa, como o de Plantas Medicinais, desenvolvido junto à UFRJ; e o Programa de Transporte Universitário”, destacou a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, Nelma Ferreira.

ECO-OSTRAS - O lançamento da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece no dia 9, com a apresentação de projetos que tiveram destaque na Feira Eco-Ostras, gincana realizada pela Secretaria de Educação de 10 de abril a 4 de maio no Colégio Professora América Abdalla, reunindo trabalhos de estudantes da rede municipal sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

A programação continua com a exposição “Darwin Now”, de 13 a 19, no Parque dos Pássaros, com 17 quadros que exploram a relação entre evolução e sociedade, revivendo a importância da obra do naturalista inglês Charles Darwin. Neste dia também estão agendadas, às 14h, Oficina de Sabão, no Parque dos Pássaros; e às 18h, a Cerimônia de Premiação do PROINPE, no Teatro Popular de Rio das Ostras.

Na terça, dia 14, o público poderá conferir, das 9h às 16h, a exposição “Nem tudo é lixo”, na Praça São Pedro e, às 14h, a palestra “Educomunicação”, no Parque dos Pássaros. Na quarta, dia 15, estão previstas, no Parque dos Pássaros, Oficina de Compostagem, com representantes da ONG Maré, às 14h; e a palestra “Mundo Mobile – Desenvolvimento e Soluções para Smartphones e Tablets”, às 15h, com Marcos Vinicius Marini, Subsecretário Municipal de Tecnologia da Informação.

HORTA ORGÂNICA E FARMÁCIA VIVA – Outro momento importante da Semana acontece no dia 16, às 14h, no Parque dos Pássaros, com a Oficina “Horta Orgânica”, e às 18h e 19h; respectivamente, com as palestras “A História das Plantas Medicinais” e “Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras”.

Já na sexta-feira, dia 17, às 9h e 14h, adolescentes do Centro de Integração de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos irão participar do workshop “Tecnologia na Panificação”, na Padaria Escola, em Nova Cidade. No mesmo dia, às 10h30 e 14h30, jovens do Programa Jovem Cidadão, mantido pela Prefeitura, irão assistir ao workshop “Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho”, no Centro de Inclusão Digital, em São Cristóvão.

Encerrando a programação, também no dia 17, às 14h, está prevista a “Trilha Sensorial” no Parque Municipal, que convida os participantes do evento a explorar seus sentidos durante o percurso.

A programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação pode ser conferida no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/secti/2a-semana-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2014/

SEMANA NACIONAL - Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a inovação e destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos.

Serão promovidas, em todo o País, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Confira a programação completa da Semana:

09 de outubro
9h às 17h – II Feira Eco-Ostras Local: Quadra do Colégio Professora Abdalla Nova Esperança

13 a 19 de outubro
9h às 16h – Exposição “Darwin Now” em Rio das Ostras Local: Parque dos Pássaros Jardim Mariléa

13 de outubro
14h – Oficina de Sabão (reutilização de óleo de cozinha) Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa 18h – Cerimônia de Premiação do PROINPE - Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa Local: Teatro Popular de Rio das Ostras

14 de outubro
9h às 16h – Exposição Nem Tudo é Lixo Local: Praça São Pedro – Centro 14h – Palestra: Educomunicação Circuito Tela Verde Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

15 de outubro
14h – Oficina de Compostagem ONG Maré 15h – Mundo Mobile – Desenvolvimento e Soluções para Smartphones e Tablets (palestra) Marcos Vinícius Marini – Subsecretário de Tecnologia da Informação Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

16 de outubro
14h – Oficina Horta Orgânica 18h – A História das Plantas Medicinais (palestra) Dr. Gilberto Zanetti – Curso de Farmácia / UFRJ 19h – Projeto Farmácia Viva em Rio das Ostras (palestra) Dr. Edson Carvalho – Curso de Farmácia / UFRJ Local: Parque dos Pássaros – Jardim Mariléa

17 de outubro
9h / 14h – Tecnologia na Panificação (Workshop) Atividade com adolescentes do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos Local: Padaria Escola – Nova Cidade 10h30 / 14h30 – Conquistando o seu lugar no Mercado de Trabalho(Workshop) Atividade com os jovens do Programa Jovem Cidadão Local: Centro de Inclusão Digital – São Cristóvão 14h – Trilha Sensorial Local: Parque Municipal – Mar do Norte 

Fonte: http://www.riodasostras.rj.gov.br/noticia2818.html

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PRONATEC




Pronatec
 
Inscrições abertas

 Começaram, no dia 30 de setembro, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Podem participar alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino. 

O resultado final está previsto para o dia 23 de outubro e será divulgado no site da SEEDUC. Em caso de vagas ociosas após o período de matrícula, serão chamados os alunos inscritos, por ordem de classificação, até o preenchimento das oportunidades.


O prazo para as inscrições termina às 23h59m do dia 13 de outubro.
  
Clique no link e acesse o PRONATEC.

 http://pronatec.mec.gov.br/