terça-feira, 9 de setembro de 2014

ENTENDENDO O SAERJ E O SAERJINHO



Educação

Entenda para que servem o Saerj e o Saerjinho

   
1. O que é o Saerjinho e qual o seu objetivo?


O SAERJINHO é um programa de avaliação diagnóstica do processo Ensino Aprendizagem realizado nas unidades escolares da rede estadual de educação básica, sendo uma das ações que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro – SAERJ. Os diagnósticos apontados pelo Ideb e SAERJ mostram um estado da arte da educação estadual bastante deficitário. No sentido de fortalecer a prática pedagógica dos professores, acompanhando mais de perto a evolução do processo ensino-aprendizagem, foram criadas estas avaliações bimestrais com a finalidade de se obter de forma rápida o caminhar deste processo e propiciar intervenções tanto de reforço na aprendizagem como de capacitação dos docentes. Para isso, são feitas avaliações bimestrais cujos resultados serão fornecidos através de um sistema online que possibilita rapidez na obtenção de dados diagnósticos com o objetivo de identificar necessidades imediatas de intervenção pedagógica. Seus relatórios fornecerão informações sobre a evolução da aprendizagem dos alunos, a produtividade das atividades curriculares e a qualidade do trabalho escolar. Sua função é diagnóstico-formativa.


O Saerjinho serve para a correção de rumos. É como ir ao médico diagnosticar o problema para tomar a medicação certa. Além disso, serve como treinamento para o Enem, para o vestibular e para entrevistas de emprego. São provas que medem habilidades e competências. Medem, por exemplo, o raciocínio lógico de um aluno e a interpretação de textos. A bonificação e o alcance de metas são partes de um planejamento estratégico da Secretaria, que foi projetado para 11 anos, pois Educação tem que ser pensada a longo prazo. O Saerjinho ajuda no diagnóstico para encontrarmos o rumo certo. Conseguindo isso, é possível alcançar as metas. E a meta é calculada por escola, respeitando as especificidades de cada unidade. Cada uma tem a sua própria meta, de acordo com seu próprio universo. O Saerjinho contribuiu para que todos alcancem as metas.


2. E o que é o Saerj?


A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, com a finalidade de promover a qualidade do ensino nas escolas de sua rede, situando-a em patamares compatíveis com as reais necessidades da população fluminense e a importância sócio-econômica e cultural que esta unidade federada assume no cenário nacional, realiza a Avaliação Externa em Larga Escala das suas unidades escolares. Com esta ação, a SEEDUC efetiva o processo de consolidação do SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro). Neste sentido, a consolidação de um sistema de avaliação de qualidade, cujos resultados tenham significado para os atores envolvidos no processo (Alunos, Professores, Diretores, Comunidade e Governantes), é de fundamental importância, pois revela de maneira técnica e oficial a realidade trazida pelos dados educacionais. Assim, a SEEDUC poderá acompanhar a aquisição de habilidades e competências esperadas para cada ano de escolaridade, bem como realizar comparações com o nível de desempenho dos demais estados, além de com os dados do MEC, como o IDEB. Os resultados desta avaliação constituirão um importante instrumento para a melhoria do processo de aprendizagem nas escolas e para o monitoramento das políticas públicas de educação traçadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

                      http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=616581




DIA 9 DE SETEMBRO
DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO


https://www.google.com.br/




https://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberaremos seu comentário após análise. Obrigado pela visita.
CE Cinamomo.