MOVIMENTO NEGRO
Desenvolvimento:
Por meio
das reflexões de Ilse Scherer-Warren, um movimento social é “um grupo mais ou
menos organizado, sob uma liderança determinada ou não; possuindo programa,
objetivos ou plano comum; baseando-se numa mesma doutrina, princípios
valorativos ou ideologia, visando um fim específico ou uma mudança social”.
Assim, podemos inferir que o Movimento Negro é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem – já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural.
Assim, podemos inferir que o Movimento Negro é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem – já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural.
As entidades eram de cunho assistencialista, recreativa e/ou cultural, e elas conseguiam agregar um número não desprezível de 'homens de cor', como se falava na época. Alguns desses movimentos, conforme disse Henrique Cunha Júnior, tiveram como base de formação “determinadas classes de trabalhadores negros, tais como: portuários, ferroviários e ensacadores, constituindo uma espécie de entidade sindical”.
O Movimento Negro do Brasil é dividido em três fases;
- Primeira fase (1889-1937)
- Segunda fase (1945-1964)
- Terceira fase (1978-2000)
As três
fases desses movimentos apresentam como ponto de partida a luta pelos direitos
dos negros, diferenciando-se apenas no enfoque dado aos temas e na organização
das pessoas participantes dos grupos. Na primeira fase, são métodos de luta,
por exemplo, a criação de agremiações negras, palestras, atos públicos e
publicações de jornais.
Na segunda fase, há um foco no teatro, na imprensa, nos eventos acadêmicos e nas ações que visam à sensibilidade da elite branca para os problemas enfrentados pelos negros no país. Já a terceira fase se apodera de manifestações públicas, imprensa, formação de comitês de base e movimentos nacionais.
O Movimentos Negro que teve maior expressividade foi a Frente Negra Brasileira (FNB) - fundada em 1931 por meio de uma forte organização centralizada e composta por 20 membros - além de milhares de associados e simpatizantes. A FNB, com grande representatividade política e social, passou a se constituir como um partido político. A nova fase durou pouco tempo, estendeu-se até 1937 devido à decretação do Estado Novo (Getúlio Vargas).
Nesta
mesma época, todos os partidos políticos foram declarados ilegais e os
movimentos sociais negros precisaram se voltar para outras formas de
resistência; assim, o que sobrou foi a resistência cultural. Como exemplo dessa
reivindicação abraçada à cultura, entra em cena o Teatro Experimental do Negro
(TEN), fundado por Abdias do Nascimento.
Contra o racismo;
O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 1930, com a Frente Negra Brasileira. Em 1978, foi fundado o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisas e várias organizações não governamentais. Conheça aqui algumas dessas principais entidades:
O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 1930, com a Frente Negra Brasileira. Em 1978, foi fundado o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisas e várias organizações não governamentais. Conheça aqui algumas dessas principais entidades:
- Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra
- Fundação Cultural Palmares
- Instituto da Mulher Negra Geledés
- Instituto do Negro Padre Batista
- Projeto Geração XXI
- Casa das Áfricas
- Núcleo de Consciência Negra
Lei contra o preconceito;
A Lei Afonso
Arinos (1951) considerava o preconceito racial uma contravenção, e não um
crime. Ou seja, ofender um negro não resultava em punição. Em 1989, a
comunidade negra de São Paulo fez um enterro simbólico dessa lei e, no mesmo
ano, foi aprovada a Lei Caó, que transformou o preconceito em crime.
Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afrodescendentes (MPR), que obriga o governo brasileiro a indenizar todos os 70 milhões de afrodescendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais (este é o valor estimado, pois ainda não foi estipulado).
Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação. Uma importante conquista dos afro-brasileiros foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que entrou em vigor no dia 20 de outubro de 2010.
Hoje o Congresso Nacional está estudando uma proposta de lei apresentada pelo Movimento pelas Reparações dos Afrodescendentes (MPR), que obriga o governo brasileiro a indenizar todos os 70 milhões de afrodescendentes no Brasil de hoje pelo crime cometido pela escravidão. Cada um receberia 102 mil reais (este é o valor estimado, pois ainda não foi estipulado).
Comissões de direitos humanos e ONGs avaliam formas de obrigar o governo a investir esse dinheiro nas chamadas ações afirmativas, como cotas para negros em universidades, no mercado de trabalho e nos meios de comunicação. Uma importante conquista dos afro-brasileiros foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que entrou em vigor no dia 20 de outubro de 2010.
Alguns
Movimentos Negros que fizeram história no Brasil:
Sociedade
Progresso da Raça Africana
|
1891
|
Clube
28 de Setembro
|
1897
|
Clube
13 de Maio dos Homens Pretos
|
1902
|
Centro
Literário dos Homens de
|
1903
|
Sociedade
Propugnadora 13 de maio
|
1906
|
Centro
Cultural Henrique Dias
|
1908
|
Socorros
Mútuos Princesa do Sul
|
1908
|
Grupo
Dramático e Recreativo Kosmos
|
1908
|
Sociedade
União Cívica dos Homens de Cor
|
1915
|
Associação
Protetora dos Brasileiros Pretos
|
1917
|
Centro
da Federação dos Homens de Cor
|
1917
|
Centro
Cívico Cruz e Souza
|
1918
|
Sociedade
Brinco das Princesas
|
1925
|
Centro
Cívico Palmares
|
1926
|
Frente
Negra Brasileira (FNB)
|
1931
|
Sociedade
Flor do abacate
|
1932
|
Legião
Negra
|
1932
|
Sociedade
Henrique Dias
|
1934
|
Legião
Negra
|
1934
|
Sociedade
Henrique Dias
|
1937
|
União
dos Homens de Cor (UHC)
|
1943
|
Grêmio
Literário Cruz e Souza
|
1943
|
Teatro
Experimental do Negro (TEM)
|
1944
|
Comitê
Democrático Afro-Brasileiro
|
1944
|
Associação
do Negro Brasileiro
|
1945
|
Conselho
Nacional das Mulheres Negras
|
1950
|
Associação
José do Patrocínio
|
1951
|
Frente
Negra Trabalhista
|
1954
|
Associação
Cultural do Negro
|
1954
|
União
Cultural dos Homens de Cor (UCHC)
|
1962
|
Fundação
da União Catarinense dos Homens de Cor
|
1962
|
Centro
de Cultura e Arte Negra (CECAN)
|
1972
|
Grupo
Palmares
|
1971
|
Movimento
Negro Unificado
|
1978
|
Movimento
Negro Unificado Contra a Discriminação Racial
|
1978
|
https://www.google.com.br
Abdias
do Nascimento ,foi
um político e ativista social brasileiro. Foi um dos maiores defensores da defesa da
cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.
https://www.google.com.br
José do Patrocínio, o
idealizador da Guarda Negra.
https://www.google.com.br
Revolução
Abolicionista no Brasil
Bibliografia:
Nomes:Izabelle Oliveira, Larissa Santos, Marcilane Martins, Mariana Maciel,
Mateus Maciel, Rakell Falcão e Rudimila Rangel.
Professora : Eliane / Sociologia
Turma: 2004
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